quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ninguém vai puxar a minha orelha pra me fazer caminhar ou entrar no prumo.

Quando entenderei isso e tomarei as rédeas de algo que é meu?

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BCH

Logo no primeiro semestre de faculdade, um professor - o mais aterrorizante do semestre, e um dos melhores e mais inspiradores que tive - nos apresentou o índice BCH.

Que era isso? O Bunda Cadeira Hora computava o tempo de estudo necessário para acompanhar as aulas, na medida em que o tempo ia passando. Quanto menos nos dedicássemos, mais aumentava o BCH.

Começando a pensar em reimplantar o tal sistema BCH, para ver se este TCC sai, once and for all.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Idas e vindas

Tem sido sempre assim: começa a disciplina, começo a olhar coisas do TCC, com vontade de finalmente conseguir fazer, encontro alguma dificuldade, coisas surgem, mudo as prioridades, passa-se tempo, me afasto. Então tento voltar e é preciso retomar tudo, não há mais nada recente em minha cabeça, é como voltar do zero. Ainda retomo uma ou duas vezes.

Então a toda hora preciso vencer a inércia de conseguir (re)começar, que é uma das partes mais difíceis. E numa dessas idas e vindas, acabo passando tempo demais, as barreiras se tornam demasiado altas, fico com medo de ser incapaz de transpô-las e não consigo seguir em frente: desisto.

Para conseguir seguir, preciso vencer a inércia de uma vez por todas e não me afastar demais, não me afastar de modo algum, antes de concluir de uma vez por todas este projeto, este momento, esta etapa. Sou capaz de fazê-lo. Que me trava? Por que tanto descaso e irresponsabilidade, por que essa veleidade? O que me escapa? Por que tenho medo de ler os e-mails que chegam, de respondê-los, de pesquisar sobre o assunto, o que é que acontece?

Preciso vencer isso e seguir adiante. Logo. Objetivamente.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais uma vez, o começo...

Cada vez em que é preciso escolher um tema, entrar em contato com um possível orientador, iniciar a pesquisa, é sempre um frio na barriga, uma grande luta contra a inércia, uma incerteza se sou capaz...

Sempre penso que quero muito terminar, mas ainda não consegui. Dessa vez quero realmente fazer diferente, ultrapassar esta etapa, chegar a outro lugar, poder completar essa fase da vida e estar livre e pronta pra tudo que ainda está por vir...

Pra começar, então, está mais do que na hora de conseguir fazer uma primeira versão de meu anteprojeto. o.o'

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Da difícil facilidade


É preciso reescrever um poema várias vezes
para que dê a impressão de que foi escrito pela primeira vez

Mario Quintana e sua grande (também porque simples) lição sobre a tarefa do escrever... Sem dúvida vai servir bastante pro TCC.

Outra reflexão importante sobre isso, do Graciliano:
    Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.
    Depois enxaguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.
   Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Recomeça tudo.

Já temos prazos. Ainda não tenho tema específico. Será algo relacionado ao projeto atual em que estou engajada, da empresa que estou abrindo com mais 6 amigos. Mas ainda preciso definir tudo.

Dessa vez, como outros 3 amigos também estão na empreitada do TCC e da empresa, resolvemos nos unir para vencer esse dragão. Vamos cada um ajudar a puxar o outro, ajudar a revisar texto, e o que mais for necessário.

Quests grandes são completadas em equipe, certo? Então, que se inicie nossa jornada...

sábado, 8 de outubro de 2011

Aprendizados...

Sem dúvida é meio tarde para perceber isso, e na verdade para muitas pessoas isso deve ser terrivelmente óbvio. Mas, de algum modo, só agora percebi, internalizei, a importância real da auto motivação para uma coisa como um projeto de TCC. E fazendo outra coisa.
O interesse em finalizar o projeto é total e absolutamente do estudante. No presente caso, meu. Se eu não demonstro o devido interesse em levá-lo adiante, quem mais vai puxar esse tipo de atitude? Chega a ser algo deslocado e sem sentido.
Ah, a título de memória histórica, dei-me conta disso durante o processo de escrita do Plano de Negócios do Vitrine Inversa pro Prêmio Santander de Empreendedorismo, ao pensar sobre o fato de que não estamos deixando tempo hábil para que nossos "mentores" o revisem, e os mentores não estão nos cobrando. Mas, afinal, que sentido faz que eles nos cobrem? O interesse é totalmente nosso...
A título de memória 2: já me matriculei em TCC I quatro vezes. A quarta vai começar agora. Quero muito conseguir dessa vez. Espero que aprendizados como esse tornem isso possível, de fato!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Medo

Ou: bicho de sete cabeças

Como, e por onde, eu (re)começo?

Das várias travas que percebo, agora noto esta - um receio de encarar isto que parece um monstro gigante, que não tenho como abarcar ou vencer.

Falta coragem e o tempo só a come mais, na mesma medida em que aumenta a angustiante urgência por não estar fazendo nada e ter tanto a fazer.

Preciso vencer, mais uma vez, a inércia deste processo!

Sinto-me estranha...

Instinto da Perversidade

O Poe fala dele.

Há eras não escrevo aqui.

Há quase a mesma quantidade de tempo, não trabalho no meu TCC...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Percalços

Computador falhando.

A cabeça não ajuda, e tudo vai-se
post
erg
an
d
o
.
.
.

Os dias são milímetros estreitando a corda no pescoço.

Eu, desatenta, sinto a brisa, admiro a paisagem.

Até quando?